Susana Nicola é Professora Adjunto, no Departamento de Matemática no ISEP. Leciona desde 1997, diferentes disciplinas na área de Matemática e na área da Análise de Valor. É doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; tem um Mestrado em Métodos Computacionais em Ciências e Engenharia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; é Licenciada em Matemática - Ramo Ensino pela Universidade Portucalense. Desde 2008 é investigadora no GECAD-Knowledge Engineering and Decision Support Research Center. É co-orientadora de teses de Mestrado e autora de artigos científicos publicados em jornais internacionais, conferências.

 


A formação tem como objetivo demonstrar a aplicação da Matemática na área do Marketing com uma forte componente prática alusiva a casos de estudo em ambiente empresarial quer seja aplicado no contexto da negociação ou no contexto da proposta de valor. Pressupõe a utilização de um modelo quantitativo para o valor para o cliente com a utilização do método AHP fuzzy.  O Marketing é responsável por impulsionar as empresas para serem orientadas para o cliente e para o mercado. Os clientes são escassos, sem eles as empresas deixam de existir. Por isso é determinante que existam métodos que permitam ao Marketing assegurar-se de que as empresas atendam as expetativas do cliente. Nesta vertente, a formação vai permitir analisar um modelo que permita às empresas modelar o valor, analisando a percepção do cliente e dos membros da organização relativamente à proposta de valor que a empresa oferece. Membros da organização percecionam o valor da oferta da empresa de maneiras diferentes. Os clientes percecionam os produtos/serviços de maneiras diferentes. O tempo tem impacto direto no valor percebido, desde a fase da pré-compra até à fase da pós-compra. Neste contexto o modelo combina três áreas: na área do Marketing foi considerado o valor para o cliente, na área das redes colaborativas temos a perspetiva do ciclo de vida da empresa e os ativos e na área do capital inteletual o conceito das redes de valor.

Bibliografia:

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CHEN, H. 2004b. A research based on fuzzy AHP for multicriteria supplier selection in supply chain. . Master thesis, University of Science and technology.

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ZIMMERMANN, H. J. 2010. Fuzzy set theory. Wiley Interdisciplinary Reviews: Computational Statistics, 2, 317-332.


Data12 de dezembro de 2015

Local: Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), G202

Programa 

9h15: Receção aos participantes

9h30: Sessão de abertura

9h30 - 11h00: Sessão I 

      fuzzy set; 
      triangular fuzzy numbers (TFN); 
      operações algébricas de TFN;
      aplicação da Matemática na área do Marketing - alguns exemplos,

11h00 - 11h15: Intervalo

11h15 - 12h45: Sessão II

       a aplicação da Matemática na área do Marketing em casos de estudo em ambiente empresarial real quer no contexto da negociação quer no contexto da proposta de valor.

 

 
Numerus Clausus
: 40

Inscrição em:  
http://goo.gl/forms/6mCO4uCkLS



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