Projeto APPLICĀRE - Aplicar a Matemática

Applicāre no ISEP

 

A prova proposta pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) tem duas atividades. A primeira atividade consiste na realização de uma série de operações algébricas de dificuldade crescente e será feita em computador; a segunda atividade consiste na resolução de um jogo de engenho (tangram, monopólio de cores, solitário,…).

 Os alunos das turmas participantes serão divididos em grupos de dois ou três alunos e cada grupo faz duas atividades:

 

Descrição das atividades:

 1ª Atividade

    • Cada grupo tem um tempo limite para fazer um conjunto de operações algébricas.

    • As operações têm graus de dificuldade crescente e para passar ao nível seguinte têm de fazer primeiro uma correta do nível anterior.

    • Este jogo será feito no computador e sempre que errarem uma operação, será apresentada outra do mesmo grau de dificuldade.

    • Se errarem três vezes uma operação de um mesmo nível serão eliminados.

    • Para cada grupo é contabilizado um ponto por cada nível que o grupo tenha ultrapassado.

    • No final serão contabilizados os pontos de cada grupo e o tempo que cada grupo demorou.


 2ª Atividade

    • Serão apresentados vários jogos de engenho: tangram, monopólio de cores, solitário, …

    • É atribuído um jogo a cada grupo que tem um tempo limite para fazer o terminar. 

    • Serão contabilizados três pontos para cada grupo que tenha terminado o jogo e zero pontos para cada grupo que não o tenha terminado.

    • No final serão contabilizados os pontos de cada grupo e o tempo que cada grupo demorou.

Ganha a turma que tiver mais pontos em menos tempo.