Projeto APPLICĀRE - Aplicar a Matemática
Applicāre no ISEP
A prova proposta pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) tem duas atividades. A primeira atividade consiste na realização de uma série de operações algébricas de dificuldade crescente e será feita em computador; a segunda atividade consiste na resolução de um jogo de engenho (tangram, monopólio de cores, solitário,…).
Os alunos das turmas participantes serão divididos em grupos de dois ou três alunos e cada grupo faz duas atividades:
Descrição das atividades:
1ª Atividade
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Cada grupo tem um tempo limite para fazer um conjunto de operações algébricas.
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As operações têm graus de dificuldade crescente e para passar ao nível seguinte têm de fazer primeiro uma correta do nível anterior.
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Este jogo será feito no computador e sempre que errarem uma operação, será apresentada outra do mesmo grau de dificuldade.
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Se errarem três vezes uma operação de um mesmo nível serão eliminados.
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Para cada grupo é contabilizado um ponto por cada nível que o grupo tenha ultrapassado.
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No final serão contabilizados os pontos de cada grupo e o tempo que cada grupo demorou.
2ª Atividade
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Serão apresentados vários jogos de engenho: tangram, monopólio de cores, solitário, …
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É atribuído um jogo a cada grupo que tem um tempo limite para fazer o terminar.
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Serão contabilizados três pontos para cada grupo que tenha terminado o jogo e zero pontos para cada grupo que não o tenha terminado.
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No final serão contabilizados os pontos de cada grupo e o tempo que cada grupo demorou.
Ganha a turma que tiver mais pontos em menos tempo.