Metodologia do Ensino à Distância


O Matemática para Todos complementa a conceção da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem. O que muda basicamente não é a metodologia de ensino mas a forma de comunicação. O processo deixa de se centrar na figura do professor e altera o pressuposto de que aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença deste e do aluno.
Fundamentalmente este tipo de ensino visa uma aprendizagem autónoma e independente na qual é o aluno que orienta a sua aprendizagem, tornando-se o centro do sistema.

A  utilização da interatividade na aprendizagem passa a apresentar uma nova dimensão, potencializada pela internet e pelas suas ferramentas (como por exemplo a vídeoconferência).

Promove a formação de estudantes com autonomia intelectual, com espírito crítico e capacidade de análise para as mais diversas situações. Melhora a capacidade de síntese e avaliação ao estímular o aluno na procura de informação, fazendo com que o estudante seja ao mesmo tempo consumidor e produtor de conhecimento.

Os recursos pedagógicos utilizados são: vídeos de apoio, exercícios de consolidação, testes para autoavaliação e apoio online para esclarecimento de dúvidas.

Coordenadora do projeto: Marisa Oliveira (mjo@isep.ipp.pt)