A Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) (http://spee.org.pt/) organiza a sua 1ª Conferência Internacional (CISPEE) sob o tema: “Educação em Engenharia: Desafios para a Inovação”. O evento visa proporcionar um espaço de discussão de tópicos relacionados com a Educação em Engenharia que afectam, em geral, todas as Escolas de Engenharia. O programa da conferência incluirá, para além de sessões temáticas, um conjunto de palestras versando a relação Indústria-Academia, a promoção e divulgação de Ciência e Engenharia na Sociedade, e a qualidade do Ensino em Engenharia. O programa social da conferência foi ainda delineado como espaço promotor de troca de ideias e de contactos entre os participantes.

Chamada a contribuições: Português Inglês

Submissão de artigos (novo): EasyChair (CISPEE13)

Formato para Submissão: DOC


Tópicos da conferência (não limitados a)

Ética em Engenharia

• Métodos de análise ética em Engenharia
• A Ética nos curricula dos cursos de Engenharia
• O cumprimento de códigos de ética nas Instituições de Ensino Superior
• Papel dos Engenheiros na Sociedade 

Tecnologias de Informação ao Serviço da Educação em Engenharia
• Computadores na Educação em Engenharia

• Dispositivos móveis na Educação
• Interação Humano-Computador
• Design de Interfaces para a Web
• Ambientes e Ferramentas Colaborativos
• Ferramentas de Avaliação
• E-learning na Educação em Engenharia
• Conteúdos multimédia para e/b/m-learning
• Realidade Virtual e Aumentada
• Jogos Educacionais 

Educação Contínua em Engenharia (ECE)
• Iniciativas conjuntas academia-indústria

• Desenvolvimento Curricular em Cursos de Engenharia
• O papel das Sociedades Técnicas e Profissionais na ECE
• O papel do Governo na ECE
• Programas e Iniciativas de ECE
• Aprendizagem ao Longo da Vida em Engenharia
• Impacto da Investigação Científica e Educacional nos Cursos de Engenharia
• Aprendizagem informal e não-formal em Engenharia
• Alunos não-tradicionais em Engenharia
• Aspectos Económicos da ECE
• Formação no local de trabalho como parte da ECE
• O contributo da ECE para a empregabilidade em tempos de crise

Ferramentas de Desenvolvimento de Capacidades Cognitivas
• Utilização de Mapas Conceptuais na Aprendizagem e na Avaliação

• Estratégias de Aprendizagem Autónoma e Auto-regulada
• Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e Criatividade
• Desenhar cursos que desenvolvam a Capacidade Cognitiva
• Utilização de Ferramentas Online no Apoio à Aprendizagem
• Competências de Comunicação para os Profissionais de Áreas Tecnológicas
• Infoliteracia e a Geração de Nativos Digitais
• Desenvolvimento de Pensamento Céptico 

A Matemática na Educação em Engenharia
•Conhecimento Lógico e Competências Matemáticas em Engenharia 
• Ferramentas Computacionais para o Ensino da Matemática em Engenharia Modelação e Simulação Matemática no Ensino da Engenharia
• Casos de Estudo

 
A conferência utilizará a língua Inglesa nos seus trabalhos, mas haverá também possibilidade para submeter contribuições escritas em Português. Em qualquer caso, todas as apresentações (incluindo os diapositivos utilizados para as apoiar) devem estar em Inglês.

Se for pertinente, a possibilidade de organizar um número restrito de sessões com comunicações em Português será considerado pela Organização da Conferência.


Tipos de submissão

Os autores podem submeter artigos que apresentem trabalho relevante de investigação, desenvolvimento, aplicações ou inovações em questões relacionadas com a lista de tópicos. Podem variar em tamanho desde um mínimo de 4 páginas até a um máximo de 10. Todos os artigos em Inglês serão submetidos para indexação pela IEEEXplore®.

Formato para Submissão 

Os artigos deverão ser submetidos de acordo com o seguinte formato (ficheiro DOC). Na submissão inicial NÃO DEVEM ser preenchidos os nomes dos autores de forma a assegurar a imparcialidade do processo de revisão.


Submissão e revisão

O processo de submissão é feito de modo electrónico. O processo de selecção inclui duas fases:

  1. Submissão inicial – Uma versão electrónica (PDF) do artigo é submetida de forma anónima (i.e. sem referência aos autores), revista e aceite ou não. O Comité de Programa pode considerar a aceitação no formato de poster. Os autores serão notificados da decisão.
  2. Submissão final e registo do autor – Os autores de artigos aceites devem submeter a versão final em formato PDF previamente verificado pela aplicação PDF eXpress (instruções disponiveis brevemente) e tendo em consideração os comentários dos revisores. Um dos autores tem que registar para comparecer na conferência e apresentar o artigo. Note-se que apenas os artigos apresentados podem ser submetidos para indexação pelo IEEEXplore®.

 

Atas da conferência

Serão distribuídas atas da conferência com número ISBN apropriado sob a forma de CD ROM ou pen USB .


Publicação em revista

Dependendo da língua utilizada no artigo e da sua qualidade, um número seleccionado de artigos de elevada qualidade serão convidados para publicação em jornais ou revistas como se segue:

  1. Artigos em Inglês: número especial da revista International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP).
  2. Artigos em Português:
- IEEE – RITA
- TICAI edição de 2013
- Ingenium – Revista da Ordem dos Engenheiros
- ABENGE Revista – Revista da Associaçao Brasileira de Educação de Engenharia

A Organização da Conferência pode convidar autores de artigos originalmente em Inglês para voltar a submeter uma nova versão traduzida para Português para publicação numa das revistas/jornais citados. Adicionalmente, autores de artigos originalmente submetidos em Português podem também ser convidados para voltar a submeter uma nova versão traduzida para Inglês para publicação na iJEP.