Essentials of Learner-Centered Teaching
(Fundamentos de Ensino Centrado no Aluno - Workshop em INGLÊS)
Descrição da Formação
Esta ação de formação introduz os fundamentos do Ensino Centrado no Aluno [1], [2], [3]. Começa com uma abordagem aos estilos de aprendizagem, introduzindo depois estratégias provadas para ensinar mais eficazmente e para abarcar uma maior variedade de estilos de aprendizagem. As estratégias centradas na aprendizagem, apresentadas nesta ação, incluem aprendizagem ativa, aprendizagem cooperativa, e metodologias de ensino indutivas. Embora seja fornecido material de enquadramento sobre investigação pedagógica, a ação focará principalmente a integração destas estratégias na planificação de cursos/aulas e a sua utilização em sala de aula.
(Mais informação na versão em inglês)
Objetivos da formação
No final desta ação de formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos
- Delinear atividades curriculares endereçando diferentes estilos de aprendizagem
- Introduzir nas suas aulas uma variedade de estratégias de aprendizagem ativa
- Utilizar em experiências em contexto laboratorial real, remoto, e simulado, num processo de descoberta direcionada.
Público Alvo
Esta ação é direcionada para docentes do ensino superior. Aluno(a)s de pós-graduação com alguma experiência de ensino são também encorajado(a)s a participar.
Formador (biografia em inglês):
[1] R. Hake, 1998, Interactive-engagement versus traditional methods: A six-thousand-student survey of mechanics test data for introductory physics courses, Am. J. Phys. 66: 64-74
[2] M. Prince, "Does Active Learning Work? A Review of the Research." J. Engr. Ed., 93(3), 223-231 (2004).
[3] Smith, K.A., S.D. Sheppard, D.W. Johnson, and R.T. Johnson, “Pedagogies of Engagement: Classroom-Based Practices,” J. Eng. Ed., 94(1), 87 (2005).