O que são revistas indexadas?

A indexação é um processo a que as revistas científicas se submetem com o objetivo de serem integradas em bases de referência, como a Scopus ou a Web of Science. A indexação de uma revista é considerada um reflexo da sua qualidade. As diversas bases de dados bibliográficas adotam critérios de seleção muito idênticos, nomeadamente a qualidade científica e editorial (incluindo o processo de revisão por pares), o corpo editorial, a finalidade e cobertura, a tipologia do conteúdo, a credibilidade e qualidade do seu conteúdo, a regularidade de publicação, entre outros critérios.

Principais bases bibliográficas de indexação de revistas

No que diz respeito às bases bibliográficas de carácter geral, as mais conceituadas são a Web of Science e a Scopus. Assim, no processo de seleção da revista onde publicar, poderá consultar estas plataformas para verificar quais as revistas indexadas da área temática onde pretende publicar.

Web of Science – É uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados de informação científica e bibliométrica do Institute for Scientific Information (ISI), como a Web of Science Core Collection (1900 – presente), a Current Contents Connect (1998 – presente), Derwent innovations Index (1963 – 2012), MEDLINE (1950 – presente) e SciELO Citation Index (1997 – presente), assim como a outros recursos, tais como, Journal Citation Reports e Essential Science Indicators.

Associada à Web of Science, existe a plataforma Journal Citation Reports, na qual é possível aceder a vários indicadores bibliométricos das revistas indexadas na Web of Science, como o fator de impacto ou o quartil.

Scopus – A Scopus é uma base de dados de resumos e citações que milhares de títulos de revistas de mais de 5.000 editores internacionais e 55 milhões de registos (incluindo patentes e dados de produção científica de revistas de todas as disciplinas).

Associada à Scopus, a plataforma Scimago Journal Ranking permite aceder a vários indicadores bibliométricos das revistas indexadas na Scopus, como o quartil.

Plataformas de editoras que auxiliam na seleção da revista

JournalFinder – Este serviço da Elsevier permite pesquisar qual a revista mais indicada deste editor para publicar um artigo. Para fazer a pesquisa deverá inserir o título, o abstract e as keywords do seu artigo. De seguida, será sugerida uma lista de títulos compatíveis, sendo apresentadas as suas métricas.

Springer Nature Journal Suggester – este serviço da Springer permite pesquisar revistas adequadas na sua área, introduzindo o título, o abstract e a área científica do artigo. A plataforma irá indicar uma lista de títulos adequados, apresentando para cada um o fator de impacto, o tempo médio de resposta e a taxa de aprovações.

IEEE Publication Recommender – o editor IEEE também disponibiliza uma ferramenta que permite identificar a revista mais adequada deste editor para a temática do seu artigo.

 

A B-On oferece algumas orientações práticas e úteis aqui.