
FORMAÇÃO - Serviço de Infoliteracia
Todos os anos lectivos a Biblioteca oferece um plano de formação regular com o objectivo de proporcionar aos seus utilizadores o desenvolvimento de competências de Infoliteracia. Essas competências estão associadas ao domínio da informação e traduzem-se na capacidade de localizar e usar a informação científico-técnica de um modo autónomo, eficiente e ético, o que permite colmatar necessidades de informação sentidas em contexto académico e/ou profissional.
- A formação destina-se à comunidade ISEP e é gratuita
- É necessária inscrição prévia (a aceitação depende da lotação da sala)
- Não existe restrição quanto ao número de sessões em que cada utilizador se pode inscrever
- O idioma usado nas sessões é o Português.
TIPOLOGIAS DE FORMAÇÃO
Pesquisar e usar a informação
OBJETIVOS GERAIS
Identificar estratégias de pesquisa para uso e descoberta de informação.
Conhecer fontes de informação científica para pesquisa e localização de informação disponíveis na biblioteca e na Web.
O que devo saber antes de procurar informação?
• informação científica;
• onde procurar informação;
• estratégias de pesquisa.
Procurar e descobrir informação académica:
• catálogo e site da biblioteca;
• livros em papel e electrónicos;
• dissertações de mestrado e teses de doutoramento;
• artigos de revistas, papers de conferência.
Fontes de informação científica: B-on e outros recursos on-line
OBJETIVOS GERAIS
- Identificar e utilizar as ferramentas de pesquisa de informação científica disponíveis via Web e conhecer as suas funcionalidades, de modo a tirar delas o melhor partido em trabalhos académicos e de investigação e dotar o aluno com competências na utilização e selecção adequada das fontes de informação, auxiliá-lo no desenvolvimento das competências de pesquisa e na área da avaliação da informação:
1 - As fontes de informação disponibilizadas pela biblioteca são:
1.1 - Bases de dados ou editoras de artigos científicos, em texto integral ou referenciais: Ebsco, IEEE, Elsevier, Web of Science,…
1.2 - Repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos: RECIPP, RECAAP, DRIVER, DOAJ, DOAB,…
1.3 - Portais de pesquisa ou sistemas agregadores: B-on , GoogleScholar,..
Citar e referenciar: normas de citação e referencias bibliográficas
OBJETIVOS GERAIS
Prevenir o plágio: ética e precauções;
Identificar as diversas tipologias de documentos;
Desenvolver nos formandos competências para a correta citação e referenciação das fontes.
Citações em texto e referências bibliográficas
• conceitos chave
• vantagens
• normas
- Qualquer trabalho de carácter académico ou científico deverá incluir uma identificação das fontes consultadas, realizada através de citações no texto às publicações consultadas e de uma lista final das respectivas referências bibliográficas segundo a norma portuguesa e/ou as convenções definidas pelos vários estilos internacionais (APA, Harvard,…).
Gerir citações e referências bibliográficas: Mendeley e Zotero
OBJETIVOS GERAIS
Dotar os formandos de competências necessárias para criar, importar e gerir referências bibliográficas no Mendeley e Zotero;
Dar a conhecer as possibilidades de exportação das bases de dados bibliográficas, repositórios e outros recursos na Web para o Mendeley/ Zotero;
Dotar os formandos das competências necessárias para a integração do Mendeley/Zotero com o MS-Word.
Essencial do Mendeley/Zotero:
• registo e instalação do software (pré-requisito)
• instalação dos plugins: Ms Word e Web importer
• inserção automática de referências bibliográficas
• sincronização de versões (Desktop e Web)
• inserção manual de referências bibliográficas
• organização das referências: criação de pastas
Integração com o Word
• inserção de citações em texto
• apresentação da bibliografia
• aplicação de estilos bibliográficos (Normas APA, Harvard, IEEE,…)
• edição de citações