Como posso avaliar o Impacto da Publicação Científica?
A análise de citações contabiliza o número de vezes que um artigo é citado por outros artigos científicos e aplica-se tanto a autores, como a artigos científicos. Esta contagem, que geralmente é analisada num período específico, permite obter o impacto de um determinado artigo ou autor. Atualmente, cada vez mais bases de dados de artigos científicos incluem a contagem de citações. No entanto, não existe uma única ferramenta que contabilize todas as citações existentes. As ferramentas mais abrangentes e reconhecidas são a Scopus e a Web of Science.
SCOPUS – É uma das bases de dados de artigos científicos internacionais mais abrangentes, incluindo milhares de títulos de revistas, das quais 1.800 são publicações em Open Access. Dispõe da funcionalidade “View Citation Overview”, onde é possível ver o número de citações por artigo e consultar indicadores bibliométricos, como o h-index.
Web of Science – Base de dados de referências bibliográficas que inclui as seguintes bases:
Science Citation Index Expanded (1899-present);
Social Sciences Citation Index (1956-present);
Arts & Humanities Citation Index (1975-present);
Conference Proceedings Citation Index- Science (1991-present);
Conference Proceedings Citation Index – Social Science & Humanities (1991-present).
Na Web of Science é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo na seção “Cited references” ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e por quem na opção “Times Cited”. É a partir da Web of Science que é calculado o fator de impacto das publicações periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no Journal Citation Reports.
Google Scholar – Esta ferramenta dispõe da funcionalidade “Cited By”, que permite a consulta das citações que determinado documento recebeu. No entanto, é de referir que a metodologia de contagem de citações do Google Scholar inclui documentos publicados na Web de uma diversidade de fontes.
Indicadores bibliométricos – autores
H-index – Criado em 2005 por J. Hirsch, o h-index é um indicador para quantificar a produtividade e o impacto dos investigadores, com base nos seus artigos mais citados. Calcula a produção científica de um autor a partir da contagem do seu maior número de artigos, que tenham pelo menos igual número de citações. Podemos, por exemplo, considerar que o índice h de um autor é 15, quando este tem pelo menos 15 artigos publicados, com pelo menos 15 citações cada um. No entanto, apesar de ser uma das métricas mais utilizadas, tem sido alvo de críticas pela sua fórmula de cálculo, que deixa de parte artigos bastante citados.
Onde podemos encontrar o H-index de um autor?
– Scopus
– Web of Science
– Google Scholar – as minhas citações
Nota: o H-index é calculado tendo em conta os artigos indexados em cada uma das ferramentas, logo o H-index de um autor pode variar de base para base.
Indicadores bibliométricos – revistas científicas
Fator de impacto – É um dos indicadores mais conhecidos e pode ser consultado no Journal Citation Reports. Mede a frequência com que o “artigo médio” de uma revista foi citado, num determinado período.
Scimago Journal Rank Indicator – Está disponível no SCImago Journal & Country Rank e baseia-se nas revistas científicas indexadas na Scopus. Este indicador é uma medida da influência científica de revistas científicas que se baseia no número de citações recebidas por uma revista e na importância ou prestígio das revistas de onde essas citações provêm.
Métricas alternativas
As métricas alternativas ou “altmetrics” são métricas baseadas em dados obtidos a partir de plataformas de redes sociais, blogues e plataformas de gestão de referências bibliográficas. Tal como a designação indica, são métricas alternativas às métricas tradicionais, que têm como objetivo medir o impacto da investigação, quase em tempo real. Neste tipo de métricas não são contabilizadas apenas as citações, mas também o número de downloads, visualizações, menções e referências nas plataformas acima referidas
Onde encontrar as métricas alternativas?
Várias plataformas disponibilizam estes dados, como por exemplo, a base bibliográfica Scopus (informação disponível no quadro Metrics) ou a editora Taylor & Francis (informação disponível no separador Metrics no topo dos artigos).
Quanto às ferramentas para extrair esses dados, existem diversas ferramentas que funcionam como agregadores dessas métricas alternativas, nomeadamente:
Altmetric – É uma plataforma de base comercial que avalia quantitativamente o impacto de um artigo na Internet. Utiliza como fontes de informação bases de dados, sites, blogs, redes sociais e jornais. Disponibiliza alguns serviços gratuitos.
Plum Analytics – É uma plataforma de base comercial que desenvolve métricas para várias tipologias de documentos, como artigos, capítulos de livros, conjuntos de dados, apresentações, etc. Disponibiliza alguns serviços gratuitos.
Impact Story – É um projeto Our Research, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve ferramentas open-source com o objetivo de contribuir para o movimento de Acesso Aberto à investigação científica. Direcionado para investigadores, permite-lhes explorar e partilhar o impacto da sua investigação online.