Nova plataforma para FAQ's em https://faqs.isep.ipp.pt

 

GERAL

Como posso entrar em contacto com o Helpdesk para  obter apoio informático?

Preferencialmente deverá colocar as questões por via eletrónica através do endereço helpdesk@isep.ipp.pt utilizando sempre que possível o mail institucional ou acedendo ao Portal (Área Pessoal -> Efetuar Pedido Helpdesk)

Se a questão for muito específica poderá contactar telefonicamente ou dirigir-se à Divisão de Sistemas Informáticos dentro do horário de atendimento.

 

Qual o contacto telefónico do serviço? Existe algum horário específico para atendimento telefónico?

Poderá contactar a Divisão de Sistemas Informáticos através do número 228340542.

Não existe horário específico para atendimento telefónico pelo que, desde que se encontre algum elemento disponível no serviço, a chamada será atendida a qualquer hora.

 

Necessito de me deslocar à Divisão de Sistemas Informáticos. Onde me devo dirigir e qual o horário em que posso ser atendido?

A Divisão de Sistemas Informáticos situa-se no Edifício E, 2º Piso, Sala 307. Quanto ao atendimento, este é efetuado todos os dias úteis entre as 10-11h, 14-15h e 18:30-19:30h, de modo a abranger todos os períodos de aulas - manhã, tarde e noite.

 

CARTÕES DE ALUNO

 

Recebi um cartão de aluno provisório - quais as funcionalidades que o mesmo tem?

Antes de mais, o cartão identifica-o como aluno do ISEP, dentro e fora da instituição, pelo que deverá trazê-lo sempre consigo, pelo menos dentro das instalações do ISEP.

Este cartão provisório é atribuído aos novos alunos enquanto não é produzido o cartão definitivo e a qualquer outro aluno, sempre que exista algum problema com o seu cartão definitivo.

O cartão de aluno é utilizado para efetuar a marcação de presenças nas aulas e permite o acesso dos alunos a diferentes serviços do ISEP, nomeadamente:

  • Acesso ao parque de estacionamento (para os alunos que requisitarem especificamente este serviço)
  • Acesso às impressoras dos edifícios que permitem digitalização e impressão de documento
  • Utilização da cantina, através do serviço Gicant

Quando receberei o cartão de aluno definitivo? Onde poderei levantar o mesmo?

O cartão de aluno definitivo, quer tenha vertente bancária ou não, é sempre emitido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Essa emissão, nomeadamente no início do ano letivo, é precedida por determinados processos e verificações que tendencialmente demoram algum tempo; como tal os prazos podem oscilar pelo que não existe uma data concreta para a produção dos cartões definitivos. Enquanto os mesmos não forem disponibilizados o aluno deverá utilizar sempre o cartão provisório.

Quanto à entrega do cartão, se este for bancário será enviado diretamente pela CGD para a morada do aluno; os cartões não bancários serão entregues no ISEP, sendo  os alunos informados das datas e locais para levantamento dos mesmos por e-mail.

 

Perdi o cartão de aluno /  encontra-se danificado / não emite qualquer sinal quando é passado em diversos leitores de presença

Em qualquer destes casos necessitará de solicitar uma 2º via do cartão; para o fazer, independentemente do cartão ser ou não bancário, deverá dirigir-se a uma Agência da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Se tiver conta na CGD (cartão com vertente bancária) basta deslocar-se à agência e solicitar a 2ª via do cartão; se não tiver conta na CGD (cartão sem vertente bancária) deverá fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

  • Modelo 43, retirado do portal (Inscrições -> Modelo 43 Caixa Geral Depósitos) selecionando a caixa de verificação que aparece se pretender que o novo cartão tenha vertente bancária
  • Certidão de matrícula, retirada do portal (Inscrições -> Certidão de Matrícula)
  • Foto tipo passe


Na agência deverá solicitar SEMPRE um comprovativo do pedido de 2ª via do cartão (uma cópia do modelo 43 com carimbo da agência).

Caso o cartão seja bancário, este será enviado diretamente para a sua morada, caso não tenha vertente bancária, será entregue no ISEP e posteriormente será notificado para efetuar o levantamento do mesmo.

Enquanto não receber o novo cartão deverá utilizar o cartão provisório para marcação de presenças.

Caso não disponha de cartão provisório deverá deslocar-se à Divisão de Sistemas Informáticos com o comprovativo de pedido da 2ª via do cartão e ser-lhe-a fornecido um.

Caso disponha de acesso ao parque deverá deslocar-se à Divisão de Sistemas Informáticos para permitir o acesso com o cartão provisório até receber o definitivo.

NOTA:
Alguns alunos indicaram haver agências que não dispunham de informação sobre qualquer protocolo entre a CGD e o ISEP para a emissão de cartões. Caso se de pare com este caso,  deverá indicar ao funcionário da agência que se informe junto dos superiores pois, apesar da CGD já não ter protocolo com o IPP, mantêm o protocolo com o ISEP.

 

PARQUE AUTOMÓVEL

 

Gostaria de ter acesso ao parque automóvel do ISEP. Como posso solicitar esse serviço?

Para requisitar o acesso ao parque automóvel deverá fazê-lo através do Portal (Área Pessoal -> Parque Automóvel -> Pagamento Parque Automóvel) Poderá requisitar o acesso para o semestre ou para todo o ano letivo. Será gerada uma referência para pagamento que ficará no estado PND (pendente) até que o pagamento seja recebido pelos nossos serviços, altura em que o estado passará a PG (pago). Deverá SEMPRE verificar se o ano letivo apresentado é o correto (especialmente importante no início e final de cada ano letivo).

NOTA1:
Após o pagamento decorre algum tempo até a rececão do comprovativo da SIBS uma vez que a atualização de dados não é imediata, esta operação normalmente demora 1 a 2 dias úteis até estar atualizada pelo que apenas quando o estado passar a PG (pago) poderá colocar a viatura no parque.

NOTA2:
De modo a ficar corretamente informado sobre o regulamento em vigor no parque automóvel, deve efetuar a leitura do documento "Regulamento de Acesso ao Parque de Estacionamento do ISEP" que é disponibilizado aquando do pedido de acesso ao parque.

 

Quais as entrada para o parque que posso utilizar?

Esta informação encontra-se no "Regulamento de Acesso ao Parque de Estacionamento do ISEP" que é disponibilizado no Portal (Área Pessoal -> Parque Automóvel -> Pagamento Parque Automóvel), bem como as regras de utilização do mesmo.

 

Resumidamente, como aluno poderá entrar pela Rua Dr. António Bernardino de Almeida (paralela à linha do metro) ou pela Rua de São Tomé. Nesta segunda entrada existem 3 barreiras (2 de entrada e 1 de saída) - o acesso de alunos é efetuado pela barreira mais à direita.

 

Já efetuei o pagamento do parque mas não consigo entrar. Qual o motivo para tal?

Tal situação pode dever-se a diversos factores... antes de mais convêm referir que existe um intervalo de tempo (que poderá ser de até 48h) entre o pagamento ser efetuado e essa informação ficar atualizada no nosso sistema; assim é necessário efetuar uma triagem para perceber a causa da falta de acesso, que normalmente passa por:

  • Verificar se o estado do pedido efetuado já passou de PND (pendente) para PG (pago) e se o período para o qual foi efetuado o pedido é o correto
  • Verificar se o cartão que está a passar é o que está ativo para o parque de estacionamento - para tal deverá dirigir-se à Divisão de Sistemas Informáticos

 

LOGIN DE ACESSO

 

Quais as credenciais de acesso ao Portal / Webmail / Moodle?

Os diferentes serviços que o ISEP disponibiliza possuem autenticação integrada; assim todos os acessos acima referidos são efetuados com as credenciais fornecidas aquando da matrícula, em que o nome de utilizador corresponde ao nº de aluno. O utilizador será sempre o mesmo, no entanto a password pode ser alterada.

 

 

Como devo proceder para alterar a minha password?

Para alterar a password deverá aceder a https://suporte.ipp.pt/, efetuar o login com as mesmas credenciais de acesso ao Portal e aceder ao menu Controlo e Gestão de Acessos -> Editar Perfil, no campo Autenticação escrever a nova password e repeti-la no campo Confirmação.

Clicar em atualizar no fim da página para confirmar.

NOTA:
A nova password tem que possuir no mínimo 8 carateres.

 

Não me recordo da minha password, como posso definir uma nova?

Para tal deverá dirigir-se à Divisão de Sistemas Informáticos, dentro do horário de atendimento, de modo a ser gerada uma nova password para o seu utilizador.

 

Para aceder aos computadores dos departamentos as credenciais são as mesmas de acesso ao Portal?

Não. O acesso aos computadores dos departamentos é da responsabilidade dos mesmos, pelo que as respetivas credenciais de acesso deverão ser solicitadas junto dos técnicos do departamento correspondente.

 

E-MAIL



O Sistema de e-mail do Instituto Superior de Engenharia do Porto está em fase de migração para a plataforma Office365.
Se a sua conta de e-mail já foi migrada ou recebeu uma mensagem a indicar que iria iniciar o processo, pode encontrar a informação relevante AQUI.

As informações que se apresentam a seguir dizem respeito apenas ao sistema que está a ser descontinuado e, consequentemente, devem ser seguidas apenas por utilizadores que ainda não se encontram na plataforma Office365.

Pretendo aceder ao e-mail do ISEP através de um cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, etc). Como devo configurar / quais são as definições que necessito para tal?

Os servidores de correio electrónico existentes no ISEP suportam os protocolos POP e IMAP na receção e o protocolo SMTP no envio.

O protocolo POP é utilizado quando é desejável descarregar o correio existente no servidor para a maquina local.

O protocolo IMAP é utilizado quando se pretende guardar o correio no servidor, por exemplo, quando o correio é lido em vários clientes.

Note-se que, ao guardar o correio nos servidores, o protocolo imap pode implicar a passagem de quota definida. Por esse motivo, é desejável passar o correio para pastas locais (pelo simples processo de cortar/colar) de tempos a tempos.

Sobre a configuração dos vários clientes de e-mail poderá encontrar na Internet diversos tutoriais para cada caso específico.

Em relação às definições, se pretender ligar-se por POP:

  • Tipo de conta: POP3
  • Servidor de entrada de e-mail: pops.isep.ipp.pt
  • Servidor de saida de e-mail: smtp.isep.ipp.pt
  • Nome de Utilizador: o seu e-mail do isep
  • Password: a password de acesso ao mail/portal

 

Se pretender a ligação por IMAP:

  • Tipo de conta: IMAP
  • Servidor de entrada de e-mail: imaps.isep.ipp.pt
  • Servidor de saida de e-mail: smtp.isep.ipp.pt
  • Nome de Utilizador: o seu e-mail do isep
  • Password: a password de acesso ao mail/portal

 

Para finalizar são necessários parâmetros adicionais:

  • O servidor de receção (POP) requer ligação encriptada (SSL) – Porta 995
  • O servidor de receção (IMAP) requer ligação encriptada (SSL) – Porta 993
  • O servidor de envio (SMTP) requer ligação encriptada (SSL) – Porta 465 e autenticação, sendo esta igual ao nome de utilizador e password mencionadas acima

Exemplificando com imagens e tendo por base o outlook:

As configurações são realizadas no menu: Ferramentas -> Opções ->Configuração de correio->Contas de correio electrónico. Posteriormente ou é escolhida a criação de uma nova conta ou a modificação da conta actual.

 

Para utilizar o protocolo POP:

 

Para utilizar o protocolo IMAP:

 

Para ambos os protocoloas configurar ainda:

 

 

 

Pretendo reencaminhar o meu e-mail do ISEP para uma outra conta de e-mail, como posso fazê-lo?

Para reencaminhar o seu e-mail institucional para uma outra conta deverá seguir os passos abaixo indicados:

 

  • Aceder a https://suporte.ipp.pt/ e efetuar o login (com as mesmas credenciais de acesso ao Portal), aceder ao menu Serviço de e-mail -> Gerir Regras

 

 

  • Criar uma regra da seguinte maneira:Se: Destinatário Contém endereço de e-mail do ISEP então: Clicar em Re-encaminhar para e escrever o endereço de e-mail para onde pretende reencaminhar a sua conta

 

  • Para finalizar deverá clicar em Adicionar regra e seguidamente em Submeter Alterações

 

Após esta alteração é aconselhável enviar um e-mail de teste de modo a garantir que o reencaminhamento se está a processar corretamente.

 

Existe alguma forma de reduzir a recepção de mensagens de correio eletrónico não solicitado (SPAM)?

O sistema de gestão de correio electrónico do IPP tem mecanismos de combate ao SPAM que filtram as mensagens antes da sua entrada na caixa de correio. O sistema é baseado em regras que atribuem um nível de probabilidade da mensagem ser SPAM.

Os níveis vão de 1 (menor probabilidade de ser SPAM) até 40 (maior probabilidade). Quanto mais baixo for o nível maior é o risco de falsos positivos mas o número de mensagens de SPAM não detectadas é inferior.

Este modo de funcionamento, probabilístico, pode implicar a aplicação de regras em cascata. Por exemplo,

Nível>20 => apaga a mensagem; Nível>5 => envia a mensagem para um directório junk

As mensagens com nível superior a 20 são apagadas. As mensagens entre 5 e 20 são enviadas para um directório denominado junk. As restantes mensagens não são processadas. Note-se que com este método é necessário verificar manualmente o directório junk, recorrendo por exemplo ao webmail).

Assim, de modo a conseguir filtrar a maior parte do SPAM e, ao mesmo tempo, correr poucos riscos de classificar mensagens fidedignas como 'lixo' poderá fazê-lo da seguinte maneira:


  • Aceder a https://suporte.ipp.pt/ e efetuar o login (com as mesmas credenciais de acesso ao Portal), aceder ao menu Serviço de e-mail -> Gerir Regras

 

 

  • Na janela seguinte, escolher a opção “SPAM” e colocar o nível pretendido; seguidamente seleccionar a opção pretendida, para o nível escolhido.

 

 

  • Para finalizar deverá clicar em Adicionar regra e seguidamente em Submeter Alterações

 

 

Tenho a minha conta de e-mail reencaminhada para um mail externo mas pretendo anular esse reencaminhamento. Como posso fazê-lo?

Para efetuar a anulação de reencaminhamento de e-mail deverá aceder a https://suporte.ipp.pt/ e efetuar o login (com as mesmas credenciais de acesso ao Portal), aceder ao menu Serviço de e-mail -> Gerir Regras e, se existir alguma regra de reencaminhamento criada, selecionar essa mesma regra, carregar em Apagar Regra Selecionada e clicar em Submeter Alterações.

Após esta alteração é aconselhável enviar um e-mail de teste para a conta para verificar se o reencaminhamento foi corretamente anulado.

 

Não recebo nenhum mail na minha conta do ISEP, qual será o problema?

Podem existir algumas causas para essa situação mas a mais comum é ter o e-mail reencaminhado para uma conta externa.

Para confirmar essa situação e efetuar a anulação de reencaminhamento de e-mail deverá aceder a https://suporte.ipp.pt/ e efetuar o login (com as mesmas credenciais de acesso ao Portal), aceder ao menu Serviço de e-mail -> Gerir Regras e, se existir alguma regra de reencaminhamento criada, selecionar essa mesma regra, carregar em Apagar Regra Selecionada e clicar em Submeter Alterações.

Após esta alteração é aconselhável enviar um e-mail de teste para a conta para verificar se o reencaminhamento foi corretamente anulado.

Se o e-mail não estiver reencaminhado, deverá contactar a Divisão de Sistemas Informáticos de modo a verificarmos a causa do problema.

 

Estou a ter dificuldades em escrever mensagens de mail através do Webmail do ISEP, qual pode ser o problema?

Provavelmente está a utilizar o Internet Explorer 9. Se for esse o caso, existe um problema de compatibilidade pelo que, até novas atualizações, para conseguir escrever mensagens através desse browser deverá utilizar a vista de compatibilidade, que pode ser acedida através do icone  presente no lado direito da barra de endereços. Em alternativa pode aceder ao menu Ferramentas -> Vista de Compatibilidade

 

 

ACESSO REDE WIRELESS (EDUROAM)

Como posso aceder à Eduroam no ISEP?

Antes de mais, o projecto Eduroam (Education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

No caso do ISEP, este serviço é disponibilizado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Até há pouco tempo atrás, existia a necessidade de descarregar uma aplicação para efetuar a autenticação na rede

 

Dito isto, e dado que não é o ISEP que disponibiliza o método de autenticação na rede, a maneira mais simples de configurar a Eduroam é:


  • Aceder ao site https://suporte.ipp.pt e proceder à alteração da sua password de acesso ao Portal. Note que pode reescrever exatamente a mesma password mas esta "alteração" é necessária para garantir acesso ao novo sistema de validação da Eduroam. Para alterar a password deve efetuar o login com as mesmas credenciais de acesso ao Portal e aceder ao menu Controlo e Gestão de Acessos -> Editar Perfil, no campo Autenticação escrever a nova password e repeti-la no campo Confirmação.Clicar em atualizar no fim da página para confirmar. NOTA: A password tem que possuir no mínimo 8 carateres.
  • Seguidamente deve seleccionar a rede Eduroam e ligar-se utilizando as seguintes credenciais:
  • Nome de utilizador: número de aluno@isep.ipp.pt
  • Password: password de acesso ao portal do ISEP

A partir daqui deverá ficar ligado à rede Eduroam.

Aquando do primeiro acesso à rede e tentativa de validação foram verificadas dificuldades com alguns sistemas operativos pelo que caso não seja possível o acesso à primeira tentativa recomendamos alguma insistência...

Caso verifique que esse mesmo acesso não é conseguido após algumas tentativas de validação, poderá deslocar-se à Divisão de Sistemas Informáticos, com o equipamento com o qual pretende aceder à Eduroam, para efetuarmos uma configuração alternativa de modo a possibilitar o acesso.

 

Em que locais do ISEP posso aceder à Eduroam?

O acesso à Eduroam foi instalado de modo a cobrir praticamente a totalidade do ISEP, excetuando os pavilhões pré-fabricados e áreas distantes dos Edifícios.

Assim, em condições normais deve poder aceder à rede Eduroam em todo o Campus do ISEP.

 

Não consigo aceder à Eduroam num local específico. Por que é que isto acontece?

Conforme indicado no tópico anterior em condições normais deve poder aceder à rede Eduroam em todo o Campus do ISEP, com exceção de alguns pontos mais remotos.

Ocasionalmente podem ocorrer falhas em determinados Access Points que impeçam o acesso e/ou validação de credenciais em certos locais.

Se verificar alguma dessas situações agradecemos o envio dessa indicação para helpdesk@isep.ipp.pt

 

SERVIÇO DE IMPRESSÃO / CÓPIA / DIGITALIZAÇÃO

Como posso utilizar o serviço de impressão / cópia / digitalização que é disponibilizado nas várias máquinas multifunções que se encontram nos edifícios?

Para utilizar o referido serviço deverá seguir os seguintes passos:

1º Efetuar a adesão

O acesso ao serviço só é possível após adesão efetuada no portal.

A adesão cria uma conta corrente que, neste momento, apenas poderá ser utilizada pelo serviço de cópia e impressão centralizada. No entanto prevê-se, para breve, o seu alargamento a outros serviços.

Para aderir ao serviço será necessário efetuar os seguintes passos (após autenticação no portal do ISEP em http://portal.isep.ipp.pt):

  • Aceder a Área pessoal -> Cartão ISEP -> Activar Serviço / Alterar PIN

  • Introduzir o PIN (palavra-chave). Refira-se que o PIN não corresponde à palavra-chave do portal e será utilizado exclusivamente para este serviço
  • Voltar a introduzir o PIN para confirmar
  • Seleccionar o montante de carregamento pretendido.

  • Seleccionar “CONFIRMAR”, ficando o serviço estará automaticamente activo e disponível para utilização.


2º Efetuar a Instalação


NOTA PRÉVIA - a instalação só é necessária se pretende ter a impressora instalada no computador. Sugere-se que a utilização regular seja efectuada através do serviço de impressão via internet explicado no 4º Ponto - Serviço de impressão via internet.

Este processo de instalação é aconselhado exclusivamente para computadores não partilhados em que a existência de uma autenticação que permite que o utilizador facilmente guarde as credenciais torna o sistema mais seguro. Em contraposição, a sua utilização em computadores partilhados é pouco segura, podendo permitir o acesso à conta corrente por utilizadores não autorizados.


O serviço de impressão é baseado em duas impressoras virtuais em que uma efectua sempre a impressão a preto e branco (denominada "PB") e outra que fará a análise do trabalho e imprimirá a cores apenas as páginas que contenham cores (denominada "Cores").
Dever-se-á ter cuidado na selecção desta impressora virtual, uma vez que um trabalho que, à partida e aparentemente, não apresente cores poderá de facto vir a ser impresso a cores, sendo os trabalhos taxados como se de trabalhos a cores se tratassem.


Sendo assim, recomenda-se que sempre que desejar a impressão em preto e branco seleccione a impressora "PB" e quando desejar imprimir trabalhos a cores seleccione a impressora "Cores".


Para aceder às impressoras virtuais disponibilizadas e efectuar a sua instalação nos respectivos computadores pessoais deverão ser seguidos os seguintes passos (exemplificado para windows XP):

No menu INICIAR, seleccionar executar e na caixa que lhe é apresentada, introduzir \\impressora.isep.ipp.pt, como indicam as imagens abaixo.

De seguida deverá introduzir o seu nome de utilizador e a respectiva palavra-chave (PIN) que escolheu no processo de activação. Se estiver a utilizar este serviço num posto público recomenda-se que não seleccione a opção para guardar a palavra-chave.



Após a autenticação poderá visualizar as duas impressoras virtuais que são disponibilizadas, PB e Cores.

Clicando com o botão direito do rato será apresentado o menu de contexto onde poderá fazer a ligação à impressora como demonstrado na imagem seguinte. Deverá escolher a opção Connect ou Ligar.

Nesta fase ser-lhe-á pedido que instale os drivers de impressora. Responda SIM à questão colocada.

Se pretender instalar as duas impressoras virtuais, repita este processo de ligação/instalação para a segunda impressora.
Finalmente poderá visualizar as duas impressoras instaladas e que poderão ser utilizadas a partir de qualquer aplicação que use no seu pc, tendo sempre em consideração a questão da selecção da impressora e respectiva taxação dos trabalhos.

Depois de submetidos para impressão, os trabalhos ficam acessíveis durante 24 horas, sendo que durante esse período pode dirigir-se a uma das impressoras disponíveis e efetuar a impressão do trabalho; caso esse tempo seja ultrapassado terá que submeter de novo o(s) trabalho(s).


De seguida apresentam-se as diversas capturas de ecrã para o processo de instalação num posto com o sistema operativo Windows 7

Em “Iniciar -> Programas -> Acessórios” poderá encontrar o utilitário “Executar” (RUN).

Os restantes passos deverão ser seguidos de igual forma aos fornecidos para o sistema operativo Windows XP, sendo aqui apresentadas apenas os vários ecrãs que serão visualizados no processo.




3º Utilização do Serviço


O serviço de impressão/cópia/digitalização pode ser feito em qualquer uma das impressoras existentes no ISEP nas seguintes localizações:
- Edifício B - 4º piso na sala de alunos
- Edifício H - átrio de entrada
- Edifício F - átrio do 3º piso
- Edifício C - na início da passagem entre o edifício C e J


3.1 Autenticação


As impressoras apresentarão a seguinte imagem no visor.



Esta imagem indica que a impressora se encontra à espera que seja aproximado do leitor, instalado lateralmente, o respectivo cartão. Após a leitura do cartão, caso este ainda não esteja registado, será apresentada a seguinte imagem:



Ao seleccionar nome de utilizador ou palavra-chave é automaticamente apresentado o teclado virtual (figura seguinte).



Deverá introduzir o seu nome de utilizador e palavra-chave. O seu nome de utilizador deverá ser o seu nome de utilizador de acesso ao portal (sigla/número) e a palavra-chave deverá ser o PIN que introduziu aquando da adesão ao serviço.
Após autenticação bem sucedida o seu cartão estará automaticamente registado e não será mais necessário introduzir a palavra-chave, uma vez que a autenticação será, a partir desse momento, efectuada apenas com o seu cartão.
A impressora apresentará de acesso ao serviço de cópias (ponto 3.2) sempre que efectuar a autenticação correctamente (que pode ser efectuada com o cartão ou com o nome de utilizador e palavra-chave) e encontrar-se-á na função de cópia.


3.2 Serviço de Cópias


O serviço de cópia é a partir do ecrã seguinte, seleccionando o número de cópias (se diferente de 1) no teclado e pressionar a tecla verde.


3.3 Serviço de Digitalização


Para aceder à função de digitalização deverá seleccionar a opção “Enviar” ( no topo superior do écran). Deverá escolher uma das seguintes opções:
- "Crr. elec." para poder seleccionar o endereço de destino
- "Enviar para mim" para enviar para o endereço do próprio utilizador (numero@isep.ipp.pt)

Para concluir a digitalização deverá pressionar a tecla verde.

3.4 Serviço de Impressão

Para aceder à função de impressão deverá escolher a opção assinalada com uma seta para a direita no topo direito do écran.
Esta função permite que sejam impressos os trabalhos anteriormente submetidos para impressão nas impressoras virtuais disponibilizadas.
Também é possível visualizar o seu saldo actual, que é actualizado automaticamente assim que termina a execução de um trabalho de cópia ou impressão.

Deverá seleccionar os trabalhos que pretende imprimir (poderá seleccionar mais do que um em simultâneo) e pressionar o botão "Imprimir+Eli...".
Poderá também eliminar trabalhos da fila, seleccionando-os e pressionando o botão "Eliminar".


4º Impressão via Internet


Quando utilizar computadores públicos, estiver fora do ISEP ou sempre que pretender, pode utilizar o serviço de impressão via internet (este é o sistema recomendado). Este serviço pode ser acedido a partir do endereço:

https://webprint.isep.ipp.pt/



Depois de realizar a autenticação, com as credenciais do Portal, aparece a seguinte página:

Após a escolha das opções pretendidas, do número de cópias, do tipo de impressora (preto e branco ou cores) e de escolher o ficheiro para impressão basta seleccionar a opção enviar. O sistema confirma o envio bem sucedido do ficheiro.