|
O projeto iniciou em 2012 com a dinamização de atividades realizada ao ar livre, em espaços emblemáticos da cidade, como são exemplo, a Câmara Municipal Porto, a Casa da Música, Palácio de Cristal ou o Quartel do Carmo da GNR, de forma a aliar a cultura científica, arquitetónica e artística. Nestas atividades são explorados temas como Organização e tratamento de dados, Geometria no meio envolvente, Jogos e decisões estratégicas, Lógica ou Distâncias inacessíveis.
São atividades destinadas a estudantes do ensino básico e secundário e são dinamizadas ao longo dos meses de abril e maio.
Atividade | Local | Objetivo |
Organização e tratamento de dados |
Praça do Marquês | Estudar o tráfego automóvel, aplicando conceitos de Estatística. |
Geometria no meio envolvente | Rotunda da Boavista | Estudar Geometria, recorrendo à Rotunda da Boavista e à sua envolvente. |
Modelação com grafos | Palácio de Cristal |
Modelação matemática como uma ferramenta no apoio à decisão na resolução de problemas. |
Jogos e decisões estratégicas | Quartel do Carmo |
Aplicação de alguns conceitos da teoria de jogos, |
Distâncias inacessíveis | Sé do Porto |
Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos |
Otimização com lógica | Avenida dos Aliados |
Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos |
Medir: passado e presente | Parque da cidade |
A História da Matemática é uma das estratégias didáticas |
Matemática com tecnologia | Quinta do Covelo |
Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos |