O projeto iniciou em 2012  com a dinamização de atividades realizada ao ar livre, em espaços emblemáticos da cidade, como são exemplo, a Câmara Municipal Porto, a Casa da Música, Palácio de Cristal ou o Quartel do Carmo da GNR, de forma a aliar a cultura científica, arquitetónica e artística. Nestas atividades são explorados temas como Organização e tratamento de dados, Geometria no meio envolvente, Jogos e decisões estratégicas, Lógica ou Distâncias inacessíveis.
São
atividades destinadas a estudantes do ensino básico e secundário e são dinamizadas ao longo dos meses de abril e maio.

          

 

 Atividade     Local    Objetivo                       
 Organização e tratamento de dados  
 Praça do Marquês  Estudar o tráfego automóvel, aplicando conceitos de
 Estatística.
 Geometria no meio envolvente  Rotunda da Boavista  Estudar Geometria, recorrendo à Rotunda da Boavista e
 à sua envolvente.
 Modelação com grafos  Palácio de Cristal 
 Modelação matemática como uma ferramenta no apoio
 à decisão na resolução de problemas.
 Jogos e decisões estratégicas  Quartel do Carmo

 Aplicação de alguns conceitos da teoria de jogos,
 ramo da matemática aplicada que estuda os mecanismos de
 análise de conflito de interesses, analisando a escolha da
 melhor resposta para situações de conflito definida por um
 determinado comportamento estratégico, na tentativa de
 maximizar os ganhos ou benefícios.

 Distâncias inacessíveis  Sé do Porto

 Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos
 da vida real.
 Aplicação de conceitos de geometria para aferir distâncias
 inacessíveis.

 Otimização com lógica  Avenida dos Aliados

 Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos
 da vida real.

 Utilizar referências emblemáticas da Baixa Portuense para
 otimizar itinerários turísticos.

 
 Medir: passado e presente  Parque da cidade

 A História da Matemática é uma das estratégias didáticas
 facilitadora do ensino, e o uso de instrumentos matemáticos
 históricos é uma das muitas formas que pode acrescentar
 valor ao ensino, proporcionando uma compreensão do
 passado para desenvolver melhor o presente.
 Aplicação de conceitos de geometria, estimulando a
 aprendizagem contextualizada e próxima da realidade,
 visualizando uma aplicação concreta da matemática.

 Matemática com tecnologia  Quinta do Covelo

 Reconhecer e aplicar modelos matemáticos em contextos
 da vida real.
 Percorrer uma rota matemática resolvendo tarefas
 matemáticas que estão relacionadas com o meio
 envolvente.
 Aplicar conhecimentos matemáticos fora da sala de aula e
 descobrir o local a partir de uma perspetiva matemática.
 Aprender matemática com a aplicação MathCityMap.