NRPCES
NORTE2030 (Refª 19217 | NORTE2030-FEDER-01671200)
Fevereiro 2025
Setembro 2026
969.907 €
191.801 €
Diogo Ribeiro
Ricardo Santos, Rosário Oliveira, Teresa Neto, João Ventura, Francisco Andrade
O projeto NRPCES – New Replacement Policy Considering Environment Sustainability – propõe o desenvolvimento de uma metodologia de decisão para substituição de equipamentos industriais que seja baseada em dados, cientificamente fundamentada e ambientalmente sustentável. Infraestruturas de grande escala podem ter ciclos de vida extensos, consumindo recursos energéticos e económicos consideráveis desde a produção até à operação, manutenção e desmantelamento. A abordagem proposta visa reduzir o custo total de propriedade e aumentar a fiabilidade dos equipamentos, promovendo decisões de substituição mais eficientes e sustentáveis.
O caso de estudo português centra-se na linha ferroviária de Leixões, onde se compara o impacto ambiental de estratégias de manutenção com base na condição face à manutenção periódica tradicional. A avaliação aplica metodologias reconhecidas internacionalmente, como a Análise do Ciclo de Vida (LCA – ISO 14040:2006 e ISO 14044), a Análise do Custo do Ciclo de Vida (LCC) e a Análise Social do Ciclo de Vida (S-LCA), tendo como principal objetivo quantificar os impactos ambientais, económicos e sociais das estratégias em análise.
São ainda considerados princípios da economia circular, nomeadamente estratégias de circularidade de materiais, com o intuito de reforçar a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida da infraestrutura ferroviária.
Descrição do Ativo: A linha de Leixões, com cerca de 20,9 km, liga as estações de Porto-Campanhã e Leixões. Inaugurada em 1938, atravessa zonas densamente urbanizadas e é um eixo estratégico para o transporte de mercadorias. Após ter cessado o serviço de passageiros em 1966, este foi retomado em fevereiro de 2025.