O Seminário Internacional sobre a Direção Estratégica do Ensino Superior realizar-se-á no Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, Portugal, a 22 e 23 de Junho de 2015, com o tema Resiliência na Gestão do Ensino Superior.
Este seminário dará continuidade a um conjunto de iniciativas que a Rede de Observatórios TELESCOPI (Red de Observatorios de Buenas Prácticas de Dirección Estratégica Universitaria en Latinoamérica y Europa) pretende dinamizar, nesta temática.
O público alvo deste Seminário inclui reitores, vice-reitores, decanos e diretores de instituições do ensino superior, públicas e privadas, preocupados com os processos de alteração da envolvente externa e mudanças internas nas instituições. De igual forma espera-se uma presença relevante de académicos especializados em políticas e gestão do ensino superior, tanto da América Latina como da Europa.
Numa década em que as restrições orçamentais têm vindo a condicionar cada vez mais a gestão destas instituições, a reflexão sobre novas abordagens do ensino e o estabelecimento de estratégias sustentáveis aos vários níveis de funcionamento de uma IES assume um relevo indiscutível.
O tema escolhido "Resiliência na Gestão do Ensino Superior" reflete a capacidade e a necessidade das IES responderem aos desafios impostos.
Os tópicos abordados neste Seminário serão:
- internacionalização no Ensino Superior;
- estado actual do Ensino Superior e da gestão estratégica das instituições de Ensino Superior na Europa e na América Latina;
- planeamento estratégico em contexto de crise;
- acreditação como ferramenta de planeamento;
- novos métodos de ensino como ferramentas estratégicas.
O conceito do evento destina-se a permitir uma discussão construtiva em torno do tema escolhido: assim, no primeiro dia expõem-se e discutem-se alguns dos problemas actuais e no segundo dia apresentam-se soluções. A discussão de ideias é favorecida nas sessões previstas para os dois dias do Seminário. Haverá ainda lugar à elaboração de um memorando de Boas Práticas, que sintetizando as principais conclusões dos dois dias de seminário, servirá de memória do evento.
José Carlos Quadrado
Director do Observatório TELESCOPI Portugal