Fev 7, 2012

Reabertura da Sala de Desenho do Museu do ISEP| Coleção de Desenho


O Museu do ISEP tem o prazer de convidar toda a comunidade e público em geral, a visitar a Sala de Desenho (sala 1) do nosso Museu, agora reaberta ao público, com uma nova reorganização, tanto do percurso expositivo, como da seleção de objetos que no seu conjunto, englobam a coleção de Desenho Técnico deste Instituto.

A seleção dos diversos objectos expostos, procura dotar o visitante de uma visão e olhar retrospetivo sobre as variadas áreas do Desenho abordadas nos diferentes cursos leccionados neste Instituto, cujo ensino remonta ao ano de 1852 – aquando da criação da Escola Industrial do Porto, no reinado de D. Maria II.
Tido como um importante ramo da engenharia, o Desenho Técnico compreendia várias áreas de estudo, sendo elas: o Desenho Arquitetónico; o Desenho de Ornato; o Desenho Topográfico e o Desenho de Máquinas. Durante a visita, o visitante terá a oportunidade de observar e admirar diversos instrumentos e modelos científico – didáticos representativos destas diferentes áreas e que espelham, de forma clara, a evolução científica e técnica do ensino experimental de outrora – no qual o lema era o "saber fazer".
Por entre os inúmeros objectos exibidos, são de destacar, da área do Desenho Arquitetónico - um modelo de um palacete em gesso, utilizado pelos alunos nos cursos de Artes Químicas, Electrotecnia, Máquinas e Telégrafos; da área do Desenho de Ornato – um plano demonstrativo de projeção e Perspectógrafo, dois socos em plano inclinado, e dois quadrantes em madeira para o estudo de projeções ortogonais, pertencentes a uma rara coleção italiana; da área do Desenho Topográfico - uma planta em gesso do Jardim Botânico de Paris, uma planta topográfica de Jerusalém, e vários modelos, também em gesso, de relevos de terrenos montanhosos com e sem curvas de nível; da área do Desenho de Máquinas - diversos quadrantes com modelos de peças e dois modelos de transmissão por correias. Para além dos objetos acima referidos, o visitante deparar-se-á, com alguns exemplares únicos da importante coleção de Estampas, que acabam por complementar a compreensão relativa aos objetos visualizados na exposição. Para deleite do visitante, será ainda possível na exposição, observar um estojo de desenho e uma caixa de tintas, usados pelos alunos deste Instituto durante as aulas de desenho. Datados do século XIX, grande parte destes objetos foram adquiridos no estrangeiro, facto que acentua a excelência do acervo deste Instituto, que agora se encontra disponível ao grande público.
Ao embarcar nesta viagem ao Passado, o visitante é convidado a desvendar as inúmeras histórias e memórias que se escondem por detrás dos demais objetos expostos, e que nos levam rumo à compreensão e aprendizagem do Ensino Técnico
Nacional.

A exposição encontra-se aberta de 2ª a 6ªfeira, dentro do horário do Museu. A entrada é gratuita.

Venha conhecer a nossa história, uma História que é de todos.

Esperamos por si!