Out 18, 2017

A Didática para a Industrialização: o Contributo dos Espaços Educativos do Porto


Exposição

 

A Didática para a Industrialização

O Contributo dos Espaços Educativos do Porto

 

24 de outubro a 31 dezembro

Palácio da Bolsa – Porto

 

Curadoria Politécnico do Porto

 

A exposição A Didática para a Industrialização apresenta um breve percurso pelos instrumentos, recursos, documentos, pessoas e cadeiras lecionadas no Instituto Industrial e Comercial do Porto, escola percursora do Instituto Superior de Engenharia do Porto e Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, homenageando assim a memória de um período seminal do ensino técnico numa cidade em pleno processo de industrialização.

Esta é uma oportunidade privilegiada para ver de perto esses testemunhos.

 

 

Luís Alberto Alves, Historiador e Professor

(...) Materializar a Memória e a História através de símbolos ou recursos que marcaram os espaços educativos, contextualizando-os, é também afirmar intemporalidades de pedagogias e de didáticas. Se, como dizia Coménio, a Didática é “arte de ensinar”, ela será também a demonstração da nossa capacidade de aprender com o que se ensinou. Hoje, esta forma didática de nos inscrevermos no presente, já não visa claramente a industrialização, mas é um tributo ao caminho percorrido pelas instituições que permaneceram para além da(s) episódica(s) mudança(s).

Objetos, recursos, pessoas, instrumentos, símbolos de um tempo, de espaços educativos, de pedagogias, de didáticas que hoje identificamos com Instituições que ousaram na mudança garantir a permanência material da Memória, justificando de forma intemporal a especificidade da sua identidade.

Espaços educativos que cumpriram a sua função no tempo historicamente datado mas que ousam assentar as suas funções presentes na preservação de Materialidades intemporais que, ainda hoje, têm algo para nos ensinar.

 

Patrícia Costa e Raquel Almeida – Museóloga do ISEP e Arquivista do ISCAP respetivamente

(...) Da ambição de dotar o País de quadros técnicos de qualidade até ao desafio da busca das mais inovadoras tecnologias por intermédio da formação de Quadros Superiores, houve que percorrer um longo caminho onde, com avanços e recuos, produto das visões dos seus diretores, docentes, estudantes e funcionários, muitas vezes associados aos condicionalismos políticos de cada época.  (...)

Apesar da história do ensino industrial e comercial no Porto ser vasta e complexa, as duas escolas do P.PORTO estão imbuídas no espírito dos modernos paradigmas do ensino politécnico, norteados por um saber-fazer profissionalizante de alta exigência científica, técnica e experimental, herdada do espírito pioneiro dos saberes aplicados, do séc. XIX.

 

 

CURADORIA & PRODUÇÃO P.PORTO COORDENAÇÃO GERAL POLITÉCNICO DO PORTO Rosário Gambôa, António Marques, Rui Pinheiro COORDENAÇÃO GERAL INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO Joana Sampaio, Patrícia Costa COORDENAÇÃO GERAL  DO INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO Anabela Mesquita e Raquel Almeida COORDENAÇÃO GERAL DE CONTEÚDOS Luís Alberto Alves COMUNICAÇÃO Gabriela Poças, Miguel Carvalho DESIGN Dino Vázquez FOTOGRAFIA Rui Pinheiro, Anna Almeida FOTOGRAFIA DE CAPA Pedro Crispim MULTIMÉDIA José Morais CONSERVAÇÃO E RESTAURO Guilhermina Rios Cadeco COORDENAÇÃO TÉCNICA & MONTAGEM P.PORTO COORDENAÇÃO TÉCNICA PALÁCIO DA BOLSA Cristina Carvalho AGRADECIMENTOS Associação Comercial do Porto, Alexandra Trincão, Câmara Municipal do Porto, Goreti Araújo, José Pereira