Fev 3, 2012

Exposição mostra microscópios do século XIX


Cerca de 15 microscópios originais do século XIX, o mais antigo datado da década de 50 do século XIX, integram a exposição que o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) irá promover até ao final de Fevereiro. A mostra está inserida nas comemorações dos 160 da Instituição e representa parte do acervo que está disponível no museu do ISEP. A exposição funciona entre as 8h00 e as 20h00, no edifício E do ISEP. A entrada é gratuita.

Cerca de 15 microscópios originais do século XIX, o mais antigo datado da década de 50 do século XIX, integram a exposição que o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) irá promover até ao final de Fevereiro.
A mostra está inserida nas comemorações dos 160 da Instituição e representa parte do acervo que está disponível no museu do ISEP. A exposição funciona entre as 8h00 e as 20h00, no edifício E do ISEP. A entrada é gratuita.

Um microscópio solar, datado entre 1845-1855, - utilizado para produzir imagens reais e consideravelmente ampliadas de pequenos objectos, para que um grande número de pessoas possam visualizar simultaneamente os corpos em estudo -; ou um microscópio acromático binocular, datado de c. 1880 - que para além de permitir uma maior ampliação pela conjugação de diferentes objectivas e oculares, apresenta ainda a vantagem de permitir a observação simultânea com os dois olhos -, são alguns dos artefatos que podem ser encontrados na exposição.

Até ao final do mês, o ISEP abre as portas à população para mostrar parte do seu acervo material, numa
altura em que a Instituição comemora 160 anos de vida. A coleção de microscópios é apenas a primeira de um ciclo de exposições que, mensalmente, irão decorrer no edifício E do ISEP e que tem por objetivo dar a conhecer muitos dos instrumentos científico-didáticos que demonstram a evolução científica e técnica no ensino experimental desde a criação da Escola Industrial, em 1852.

A exposição, organizada pelo museu do ISEP, está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00.
A entrada é gratuita.