Set 4, 2012

Museu do ISEP: exposição de Setembro


O Museu do ISEP possui uma significativa coleção de modelos de engrenagens, datados na sua maioria do séc. XIX, que vai estar durante o mês de setembro exposta no atrío do Edifcio E.
Um dos núcleos de maior importância são a denominadas modelos sistema Reuleaux. Franz Reuleaux (1829-1905) engenheiro alemão, publicou em 1874 a sua obra de Cinemática e concebeu os modelos originais que, nessa altura, ficaram na Escola Superior Técnica de Berlim. Em 1875 publicou o seu tratado científico e filosófico sobre Cinemática — “Theoretische Kinematik: Grundzge einer Theorie des Machinenwesens”. Foi apresentado como obra definitiva na evolução que estava e ocorrer no domínio da Cinemática. Este tratado (de Cinemática) foi traduzido para inglês em 1876 e para francês em 1877.

O sistema (Reuleaux) estabelece que as máquinas constituídas por corpos, ligados dois a dois, chamados pares de elementos, constituem os elementos primeiros da mecânica. Um par de elementos cinemáticos permite realizar um determinado movimento, desde que um dos elementos esteja fixo. Com pares de elementos é possível realizar um grande número de movimentos. O número de movimentos aumenta se reunirem, por uma ligação recíproca, pares de elementos, como na ligação recíproca de dois sistemas formados por dois pares cilindro-corrediça. A reunião de vários pares de elementos forma uma cadeia cinemática (simples ou composta). Numa cadeia cinemática o corpo resultante da reunião de elementos de pares diferentes é um membro dessa cadeia cinemática. Formando uma cadeia cinemática fechada, na qual um dos membros está fixo, cria-se um mecanismo.
Entre os anos de 1882- 1883, o Instituto adquire alguns modelos de engrenagens – Sistema Reuleaux, para o gabinete de máquinas, para instrução dos alunos. Estes modelos têm como finalidade ilustrar o estudo do movimento independentemente da forma (cinemática), permitindo a sua interpretação mais objetiva, através da observação direta dos mecanismos.
Atualmente, estes modelos estão em exposição no museu do ISEP. Este conjunto de modelos didáticos que constitui a Coleção Cinemática de Reuleaux são peças em metal e com suportes em madeira. Foram construídos numa escala que permite uma visão propícia, possuindo cores sóbrias