Acrónimo
Digi4RailBridges
Entidade Financiadora
COMPETE2030 (Refª 16985 | COMPETE2030-FEDER-00827300)
Orçamento Global
249.955 €
Financiamento ISEP
116.813 €
Responsáveis
Diogo Ribeiro (ISEP) & Andreia Meixedo (FEUP)
O projeto Digi4RailBridges visa desenvolver uma plataforma digital inovadora para avaliação da condição de pontes ferroviárias, fundindo dados adquiridos por sistemas de monitorização estrutural com dados recolhidos através de sistemas de visão computacional em UAVs. A análise dos dados é totalmente automática e baseada em técnicas de inteligência artificial, promovendo uma mudança de paradigma rumo a estratégias de manutenção preditiva. A validação da metodologia será realizada numa ponte ferroviária nacional, assegurando a aplicabilidade prática dos resultados.
O consórcio do projeto integra competências nas áreas da monitorização estrutural, inteligência artificial, visão computacional e modelação numérica, garantindo uma abordagem multidisciplinar e orientada para a digitalização do setor ferroviário.
Principais objetivos do Digi4RailBridges:
- Implementar um sistema sem fios distribuído e não intrusivo para recolha e transferência de dados da ponte para a cloud.
- Definir procedimentos de inspeção remota e captura da realidade com UAVs equipados com câmaras e sensores LiDAR.
- Desenvolver estratégias de machine learning baseadas em séries temporais da monitorização estrutural para identificação precoce e automática de danos.
- Aplicar técnicas de visão computacional sobre imagens de inspeções remotas para classificação automática de múltiplas anomalias.
- Reforçar os dados experimentais através de modelação numérica avançada com elementos finitos.
- Conceber a arquitetura de um gémeo digital para pontes ferroviárias capaz de integrar as diferentes tecnologias e metodologias desenvolvidas.
- Criar métodos de fusão de informação entre séries temporais e imagens, associando um sistema de classificação da condição estrutural que avalie a severidade das anomalias.
- Desenvolver uma ferramenta de previsão da vida útil remanescente (RUL) das pontes.
- Implementar e validar a framework digital proposta numa ponte ferroviária real.
