Estrutura do Plano de Estudos
O plano de estudos é composto por 4 unidades curriculares obrigatórias e por uma unidade curricular optativa distribuídas por 20 semanas lectivas , num total de 200 horas presenciais, correspondendo a um total de 32 créditos. A 1 crédito corresponderá 25 horas de trabalho, de acordo com a legislação em vigor.

Disciplinas Tipo Horas de Trabalho
Total Presenciais
Programação e Interfaces para Sistemas Móveis
Obrigatória
175
45
Plataforma de Hardware para Controlo de Sistemas
Obrigatória
175
45
Redes de Comunicação sem Fios
Obrigatória
100
30
Desenvolvimento de Aplicações Móveis para Android
Optativa
200
50
Projecto
Obrigatória
150
30

Programação e Interfaces para Sistemas Móveis
Objectivos
Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos fundamentais:
  • Acerca dos conceitos fundamentais relacionados com a resolução de problemas por computador
  • Sobre os paradigmas de programação
  • Da programação orientada por objectos e da implementação de programas nessa metodologia de programação, sendo estudada a linguagem de programação Java
  • Dos princípios, conceitos, modelos e técnicas fundamentais subjacentes à interacção homem dispositivos móveis
Assim, na abordagem dos conteúdos seleccionados privilegiar-se-á predominantemente a dimensão teórico-prática, com o objectivo de facultar a compreensão de conhecime ntos e desenvolver capacidades e habilidades para a fundamentação de propostas de programação orientado a objectos e desenho de soluções de interface e interacção homem-dispositivos móveis, nas mais diversas áreas aplicacionais.

Conteúdos Programáticos
  1. Fundamentos da Programação Orientada por Objectos
  2. Estruturas de Dados Lineares
  3. Características e elementos da linguagem de programação Java
  4. Acesso a dados com uma linguagem de programação Orientada por Objetos
  5. Dispositivos de entrada e saída
  6. Introdução à Interacção Homem-dispositivos móveis: princípios gerais de usabilidade, paradigmas de usabilidade, perfil do utilizador
  7. Modelos Mentais e conceptuais
  8. Diálogo Interactivo: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação; Desenho de Interfaces: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação

Plataforma de Hardware para Controlo de Sistemas
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos básicos em electrónica e programação de microcontroladores para o desenvolvimento soluções em hardware.

A disciplina aborda dois grandes tópicos, o hardware necessário à realização de projectos electrónicos, e a programação de microcontroladores. No que respeita ao hardware, a disciplina faz uma abordagem prática à electrónica analógica necessária à realização de interfaces em hardware para interligação de dispositivos digitais com o mundo exterior. Em relação à programação de microcontroladores, a disciplina aborda a programação de microcontroladores ATmega da ATMEL, especificamente os utilizados na plataforma Arduíno. Esta plataforma está fortemente disseminada no mercado, levando a que seja possível o desenvolvimento de projectos em hardware mesmo por aqueles que não têm formação base em electrónica.

Conteúdos Programáticos
  1. Conceitos de electrónica e desenvolvimento de hardware
  2. A plataforma Arduino
  3. Programação do Microcontrolador Atmega328
  4. Utilização de recursos avançados do Microcontrolador Atmega328
  5. Implementação de um mini projecto

Redes de Comunicação sem Fios
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo apresentar soluções para a implementação de redes de comunicação sem fios. Particularmente, o plano de estudos centra -se em três tipos de redes: Wireless Local Area Networks (WLAN), através da norma IEEE 802.11, Wireless Personal Area Networks (WPAN), através da norma IEEE 802.15.1 e, por último, a norma IEEE 802.15.4 utilizada em redes sensoriais de baixo consumo, Low Rate Wireless Personal Area Networks (LR-WPAN).

Serão estudados os protocolos WI-FI, Bluetooth e ZigBee. Serão sempre apresentadas as soluções de hardware Arduino desenvolvidas para os protocolos mencionados, para que haja uma ponte entre a teoria e a aplicação prática dos protocolos.

Será ainda efectuada uma abordagem a protocolos privados, projectados para trabalhar com redes de sensores de baixo consumo, como MiWi ou ANT+.

Pretende-se que, no fim, os alunos tenham adquirido conhecimentos para escolher o protocolo que melhor se adaptará a um cenário em particular e implementar uma rede de sensores sem fios, utilizando soluções de hardware Arduino.


Conteúdos Programáticos
  1. Introdução teórica às redes de comunicação sem fios
  2. WLAN: norma IEEE 802.11
  3. WPAN: norma IEEE 802.15.1
  4. LR-WPAN: norma IEEE 802.15.4
  5. Abordagem a protocolos alternativos pr oprietários: MiWi, ANT+
  6. Implementação de redes sem fios utilizando módulos Arduino

Desenvolvimento de Aplicações Móveis para Android
Objectivos
Esta disciplina foca-se no desenvolvimento e compreensão de uma plataforma para desenvolvimento de aplicações móveis (Google Android), bem como nas técnicas utilizadas para tal.

Além disto pretender-se que os alunos sejam capazes de controlar dispositivos externos com um dispositivo móvel, utilizando um protocolo de comunicação wireless.

Como estas aplicações móveis podem ser utilizadas em vários dispositivos, estas precisam de ser estáveis em diferentes tipos de hardware, por isso os alunos deverão ser capazes de realizar testes às aplicações utilizando algumas ferramentas existentes.


Conteúdos Programáticos
  1. Introdução ao conceito de plataforma móvel
  2. Arquitectura de aplicações móveis
  3. Instalação e configuração do IDE
  4. Como criar a primeira aplicação móvel
  5. Criação de layout's para aplicações móveis
  6. Interagir com base de dados
  7. Executar tarefas em background
  8. Interagir co m sensores embutidos em dispositivos móveis (GPS, acelerómetros, etc.)
  9. Enviar e receber dados através de um protocolo wireless
  10. API Telefónica, interagir com mensagens (SMS) e realizar/manipular chamadas telefónicas
  11. Comunicar com dispositivos externos
  12. Testes a aplicações móveis

Projecto
Objectivos
A unidade curricular de projecto tem um carácter interdisciplinar e integrador. Pretende-se com esta unidade curricular que os formandos desenvolvam, ao longo do curso, um projecto interdisciplinar, que integre e aplique, um conjunto significativo das matérias leccionadas nas restantes unidades curriculares. O projecto será desenvolvido na plataforma móvel definida pela unidade curricular optativa.