A unidade curricular de Projecto tem um carácter interdisciplinar e integrador. Pretende-se com esta unidade curricular que os formandos desenvolvam, ao longo do curso, um projecto interdisciplinar, que integre e aplique, um conjunto significativo das matérias leccionadas nas restantes unidades curriculares.
3º Edição CMA - Ano lectivo 2016/2017
Na 3ª edição do curso de pós graduação em Computação Móvel Aplicada foram apresentados 4 projectos:
* SGDI - Sistema de Gestão de Doentes Imoilizados;
* ParkX - Parking Sharing;
* Telemetria Automóvel - Comunicação condutor-automóvel com Arduino e Android;
* Sistema de gestão de armários;
2º Edição CMA - Ano lectivo 2013/2014
Na 2ª edição do curso de pós graduação em Computação Móvel Aplicada foram apresentados 7 projectos:
* Remote Farm - sistema de monitorização remota de uma quinta rural;
* PARK4U - sistema de parque automóvel inteligente;
* Sistema de apoio à produção de macroalgas;
* Controlo de Acesso, Monitorização e Actuação através de um Dispositivo Móvel Aplicado à Hotelaria;
* DroidHouse - Exaustão Autónoma e Inteligente;
* Cunicultura - Plataforma para controlo e gestão de armazém de cunicultura (gestações, cobrições e crescimento);
* Aquoponics - Sistema de Aquoponics Computadorizado.
1º Edição CMA - Ano lectivo 2012/2013
Os projectos do curso CMA foram apresentados, numa sessão pública, a um júri composto pelos docentes das unidades curriculares do curso.
Carro Semiautónomo
Autores: Luis Gomes, Pedro Oliveira
O projeto carro semiautónomo é um veiculo controlável, via wireless, por um dispositivo móvel android. O hardware integra um microcontrolador (arduino), comunicação Bluetooth e comunicação Wi-Fi. Foram implementadas as seguintes funcionalidades:
- Monitorização de todos os dados enviados pelo carro: distância, velocidade e estado da bateria;
- Envia para a aplicação android o vídeo do seu percurso através da implementação de uma câmara (Wi-Fi);
- Executa a capacidade de vibração do dispositivo quando o carro se aproxima perigosamente de um obstáculo;
- Controla o sentido e velocidade de marcha do carro através de botões (joysticks) na interface do dispositivo móvel;
- Controla o sentido de deslocação através do giroscópio do dispositivo móvel;
- Liga os faróis automaticamente em função da luminosidade;
- Estaciona sozinho em paralelo;
FleetTracking
Autores: Hermano Costa, Moisés Neves
O fleetracking é um sistema para gestão de frota de veículos. A solução assenta numa arquitetura modular baseada em módulos existentes, para que seja possível adequar a solução às necessidades e orçamentos de diferentes clientes, em conjunto com uma aplicação Android para gerir a frota das viaturas e consultar os dados gerados, de forma fácil e conveniente.