Jan 20, 2022

Dia Internacional da Educação


Dia Internacional da Educação

 

A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, em comemoração ao papel da educação para a Paz e o Desenvolvimento.

 

Sem educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

 

A educação é um direito humano

O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração pede educação primária gratuita e obrigatória. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, vai mais longe ao estipular que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.

 

 Educação é a chave para o desenvolvimento sustentável

Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os 17 de seus objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.

 

https://en.unesco.org/commemorations/educationday