Matemática Fora de Horas

4.ª edição iniciou dia 10 de janeiro



                                                                    
                                                                           
 

   
   


Matemática vai à Baixa 
8 de junho



Projeto Matemática Fora de Portas

 

O projeto Matemática Fora de Portas nasceu em 2012 com o intuito de promover a aproximação entre a matemática ensinada numa sala de aula e a matemática aplicada à vida real e tem como intenção contribuir para a motivação e o sucesso escolar na disciplina de matemática, transformando a experiência da aprendizagem e alargando oportunidades e perspetivas. Matemática Fora de Portas é constituído por diversas atividades.

- Matemática Fora de Portas

- Matemática Fora de Horas

- Matemática, por onde andas? 

Matemática Fora de Portas e Matemática Fora de Horas resultam de uma parceria do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) através do Departamento de Matemática e a Câmara Municipal do Porto (CMP) pelo programa Porto de Futuro. 

O projeto foi implementado e elaborado  em 2012 por uma equipa de 5 docentes do Departamento de Matemática do ISEP sob a responsabilidade de Amélia Caldeira (acd@isep.ipp.pt): 
Alzira Faria (aff@isep.ipp.pt); Gisela Ramadas (gcv@isep.ipp.pt); Isabel Figueiredo (ipf@isep.ipp.pt) e José Matos (jma@isep.ipp.pt).

Destacando ainda o facto do projeto ter sido galardoada com um prémio de Reconhecimento à Educação na categoria de Inovação Pedagógica em 2012/2013.

Matemática Fora de Portas conta com quatro edições:
2012/2013          2013/2014           2014/2015          2015/2016

Matemática Fora de Horas conta com três edições:
2013/2014          2014/2015           2015/2016        

Matemática, por onde andas? conta com duas edições:
2014/2015          2015/2016

A mobilização das sinergias do ISEP e da CMP teve o objetivo comum de contribuir para o sucesso escolar na unidade curricular de matemática transformando a experiência da aprendizagem e alargando oportunidades e perspetivas.

            


 


 O ISEP é uma escola de engenharia com mais de 160 anos de história, que desde 1852 promove o ensino e investigação em Engenharia e é uma referência na formação de profissionais, destacando-se pela índole prática de “saber fazer” e orientação para o mundo real. Além disso, possui no seu espólio uma rica coleção de documentos e de instrumentos de ensino da matemática, que ilustram a relevância que a matemática desempenha na formação de um engenheiro.

 

 O Porto de Futuro é um programa educativo da CMP que assenta em parcerias entre escolas e empresas que, em conjunto, implementam projetos desenhados em torno de vetores de atuação estruturantes para o desenvolvimento sustentado de uma sociedade mais competitiva e dinâmica.