Resumo

A aquisição de competências em Medicina é um conceito dinâmico e como tal em permanente mudança. As competências são adquiridas, melhoradas e mantidas por formação específica garantindo a melhor qualidade nos cuidados de saúde. No entanto, as pressões provenientes da pouca recetividade dos pacientes, da redução de custos, do tempo de instrução limitado, da complexidade dos procedimentos técnicos e das questões éticas, têm colocado restrições na formação tornando o treino sistemático em situações reais, inacessível. 

A simulação biomédica proporciona um ambiente educativo seguro, aplicável a vários níveis de ensino, permitindo treinar e desenvolver competências sem qualquer tipo de desconforto ou risco para os pacientes reais. Este método encoraja a aquisição de competências através da experiência, estimulando a reflexão sobre os níveis de realização (performance).
Esta metodologia pedagógica depende de equipamento, por vezes, complexo e com um grande nível de fidelidade, que proporcione ambientes realistas. O desenvolvimento de ferramentas de simulação é uma área de investigação aplicada em expansão. Nesta apresentação será contextualizada a importância da Simulação Biomédica no ensino e treino médico, apresentadas as várias ferramentas de simulação e apresentada a abordagem de desenvolvimento de um simulador.

 Carla Sá Couto

Carla Sá Couto holds a PhD on Biomedical Engineering, with area of expertise in clinical simulation. She is currently the director of the Biomedical Simulation Center of FMUP and integrated researcher at CINTESIS-FMUP.
She is a co-founder and board member of the Portuguese Society of Simulation Applied to Healthcare (SPSim) and the Portuguese coordinator of the European Clinical Simulation Instructor Course (EUSIM). Her current research interests are the development of methodologies and tools for simulation based training and the integration of biomedical simulation on medical education

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