ESTAEI

Workshop: Utilização de TIC’s na Aprendizagem Baseada em Problemas (Português)

Workshop: Utilização de TIC’s na Aprendizagem Baseada em Problemas (Português)

Formadores: Carlos VAZ DE CARVALHO (ISEP) / Andrea BIANCHI (Fondazione S. Rita)

Data: 10 Outubro  Hora: 11.00 – 12.30

A aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma metodologia pedagógica onde a aprendizagem é promovida por desafios que os alunos têm de investigar e para os quais devem propor e aplicar soluções adequadas. As áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, do Inglês original) são aquelas em que o PBL já mostrou ser uma alternativa e/ou complemento válido aos métodos tradicionais de aprendizagem. A maioria dos cursos no formato PBL ainda se baseiam principalmente em actividades presenciais. No entanto, a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) melhora a experiência e eficácia do PBL. Ao criar o jogo eCity pretendeu-se projectar, desenvolver e validar uma metodologia pedagógica, apoiado por um motor de simulação de desenvolvimento de uma cidade que estimula a integração e exploração contínua de PBL promovendo o interesse em STEM nos alunos do ensino secundário.